Imaculada Conceição, Solenidade à Virgem Maria – 2024

 
imaculada conceição

“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus, a quem porás o nome de Jesus”.

Imaculada Conceição Aparecida

 

Estamos saboreando este manjar que Deus nos concedeu nesta solenidade à Imaculada Conceição, já que o tempo do advento é um tempo de preparação para o nascimento do menino Jesus. São 4 semanas de advento, assim também Jesus ficou 40 dias no deserto e o povo hebreu levou 40 anos se preparando para chegar à terra prometida.

 

O número 4 na Bíblia significa simbolicamente um tempo de preparação. No segundo domingo do Advento Deus quis que celebrássemos a solenidade da Imaculada Conceição, um dogma de 1854 por Pio IX.

 

Imaculada significa concebida sem pecado original. A saber, Imaculada Conceição é título mais conhecido no Brasil, e a solenidade da Imaculada Conceição é comparada a uma pérola preciosíssima que Deus nos presenteou no advento.

 

Maria nossa mediadora e intercessora

 

A festa da Imaculada Conceição por um lado remete ao aspecto devocional porque Maria sempre foi a grande intercessora e medianeira entre nós e Cristo. O Nome correto de Nossa Senhora Aparecida é Imaculada Conceição Aparecida. A maior devoção à Virgem Maria é a devoção do terço, ainda mais se o rezarmos em família.

 

Peça à mãe que o filho atende, basta lembrarmos das Bodas de Caná, quando Maria soube que faltou vinho, pediu ao filho e Ele atendeu ao seu pedido. Na primeira leitura vimos como Adão e Eva se perderam na história sendo enganados pela serpente, com isso tiveram que sair do paraíso e assumir as consequências de seus pecados.

 

Os dois primeiros anos de pandemia que passamos foram os mais difíceis, não podíamos tocar em nada sem higienizar antes, além disso muita gente morreu nos hospitais, assim como médicos e profissionais da saúde. No entanto, Deus se utiliza da história da humanidade para revelar seus desejos.

 

Devemos agradecer por nossas tribulações

 

Não é por acaso que passamos por tribulações, ou seja, se não entendermos por que estamos passando por tais realidades, não estamos escutando a voz de Deus. Portanto, a partir da realidade do COVID, onde tudo passou a ser virtual, nós podemos tirar uma lição.

 

Adão e Eva se deixaram contaminar por um vírus pior que o COVID, o pecado mortal. E se Deus os mantivesse no paraíso, teria se contaminado também, por isso nós temos esse vírus que nos foi passado por Adão e Eva, onde a Terra é um ambiente de purificação.

 

Diz São Paulo que por um homem entrou o pecado, ou seja, por Adão, e por um homem entrou a salvação, Jesus Cristo. O livro do Gênesis termina com uma promessa, onde a descendência de Eva é Maria, e a descendência de Maria é Cristo, e essa promessa se cumpre no Evangelho do anúncio à Maria.

 

O ciclo de morte

 

O homem com medo da morte se aliena no pecado e isso se torna um ciclo vicioso, também conhecido como ciclo de morte. Por exemplo, queremos a morte daqueles que nos prejudicaram e nos fizeram perder nossos empregos ou nossas famílias por exemplo; em vez de os amarmos. Ou quando o marido diz algo à esposa que a ofende, e com isso ela quer a separação ao invés de perdoar etc.

 

As pessoas fazem conosco o que não gostamos, mesmo sendo alertadas sobre isso, e por consequência acabamos também fazendo o que elas não gostam que posteriormente se fazem de vítimas nos julgando e colocando os outros contra nós. Ou seja, o ser humano não se contenta em se vingar pouco. E isso acontece dentro de nossos lares, e muitas vezes em famílias católicas praticantes.

 

E o demônio fica colocando nas nossas cabeças que a gente não presta porque Deus se esqueceu de nós. Portanto, somente Jesus pode nos tirar deste ciclo de morte, que é quando Ele se entrega na cruz e passamos a aceitá-lo em nossas vidas.

 

Deus nos criou num ato de amor e, antes mesmo de nascermos, Ele já havia nos escolhido porque somos criados a sua imagem e semelhança, com o propósito de sermos capazes de gerar a vida, de amar, perdoar e praticar a caridade. 

 

Quantas situações não experimentamos por conta do pecado que destrói nossas famílias e nossos relacionamentos? Tentamos acertar, mas erramos porque estamos enfermos por conta do pecado, por isso devemos nos confessar e nos reconciliar com nossos irmãos.

 

Somente Jesus pode nos dar a cura da alma

 

O mundo não pode nos oferecer um remédio para a cura da alma. Somente Jesus pode nos proporcionar essa cura, começando pelo perdão, que pode até curar nossas doenças psíquicas e físicas.

 

Essa é a profilaxia que Jesus Cristo usa para nos curar, sem nos julgar ou nos condenar enquanto o mundo faz o contrário, só nos valoriza se tivermos dinheiro e bens materiais. Jesus acolhe a prostitua pega em adultério, o cobrador de impostos e o ladrão sem os condenar; e Jesus Cristo faz isso conosco a todo momento.

 

Esse é o centro da nossa fé, onde Cristo vem anunciar uma palavra de vida, para que todos tenham vida e em abundância. Maria é abundante da graça e Deus nos predestinou a sermos filhos da graça. Por isso podemos pedir a Maria com toda fé e confiança que Deus nos atenderá, pois pelo nosso batismo somos santos e imaculados, sem mérito e sem merecimento, ou seja sem cobrança alguma.

 

O sim da Imaculada Conceição

 

Maria, antes de engravidar, foi discípula e, se ela não desse seu sim, se colocando a serviço de Deus, ao qual também somos chamados; não estaríamos aqui. Devemos trabalhar pelo Reino de Deus, sendo esposo, esposa, pai, mãe, trabalhadores, estudante etc. 

 

Deus nos chama a fazermos o melhor em nossas tarefas nos colocando a serviço Dele. O dia em que começarmos a cantar o Magnificat, estaremos a serviço do Senhor e do anúncio do evangelho. Dê sua vida e o resto Deus faz.

Saiba como registrar música

Artigo baseado na homilia de
Padre Manoel Corrêa Viana Neto
Diocese de Campo Limpo
São Paulo – SP

Posts relacionados

advento-1

1º Domingo do Advento – 2024