Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo – 2025

 

“Os reis Ajoelharam-se diante do menino Jesus, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes.”

Homens da ciência

 

O evangelho deste domingo narra a visita dos três reis magos indo ao encontro do nascimento do menino Jesus em Belém, eram homens da ciência, de regiões distantes e de outro credo religioso, mas que também estudavam as profecias judaicas e sabiam que o Messias nasceria conforme a profecia feita em Israel.

 

Viram o sinal da profecia  numa estrela no alto do céu, e entenderam que aquele era o sinal que deveria conduzi-los até esse menino que havia nascido. Saíram de suas terras e, procurando o menino rei, chegaram até o palácio de Herodes em Jerusalém, a cidade santa, onde também estava o templo, o lugar principal da religião judaica.

 

Mas quando chegam em Jerusalém, a estrela desaparece, não guiava o palácio onde habitava o poder do rei e nem o templo onde habitavam os sacerdotes, e por azar do destino os magos foram perguntar sobre o nascimento do novo rei justamente para quem não deveriam: Herodes.

 

E com isso o rei Herodes teve medo de perder seu reinado para o Messias e pediu aos reis magos que o avisassem se o encontrassem para que ele também pudesse adorá-lo, mas era mentira, na verdade o rei Herodes queria saber onde estava Jesus para mandar matá-lo.  

 

O menino subestima o poder de Herodes

 

Essa criança frágil e inocente subestima o poder do rei Herodes, e após isso os reis magos seguem aos seus destinos e, no caminho para Belém, a estrela reaparece. Essa estrela é somente um sinal de que a verdadeira estrela é aquele menino frágil e inocente escondido numa gruta e inclinado em uma manjedoura, e é ali que está o verdadeiro Deus.

 

Chegando ao local, encontram Maria, a mãe de Jesus com seu filho no colo e, posteriormente, se ajoelham e o adoram; depois abrem seus cofres e lhe dão presentes como ouro, incenso e mirra.

 

Antes disso, o anjo havia dito aos pastores que o messias havia nascido naquele local. Pastores, na época, eram pessoas marginalizadas e sem importância, porque não podiam cumprir regularmente as práticas religiosas tradicionais devido à sua vida nômade e percebidos como impuros ou não religiosos por outros membros da sociedade judaica. Em algumas ocasiões, os pastores recorriam a meios ilícitos para sobreviver.

 

Os magos já previam a crucificação do Messias

 

Esses presentes são símbolos, cada qual com seu significado. O ouro representa a realeza, porque aquele menino é rei, o incenso representa a divindade, porque ele é o Deus encarnado, é Deus que desceu do alto do céu e veio ao encontro da humanidade para morar no meio de nós, já o incenso representa nossas orações que sobem a Deus e nosso ato em adorá-lo.

 

A mirra era utilizada pelos judeus para o embalsamento daqueles que tinham morrido, representando sua morte na cruz e, após, colocado em um sepulcro. Esses presentes diante do menino Jesus, no fundo não valiam nada, porque seu valor não pode ser calculado.

 

Jesus é um Deus que veio habitar no meio de nós mesmo passando por nossos sofrimentos e por nossas dores, um Deus único e verdadeiro que se faz presente a todo momento mesmo nas nossas dificuldades. Deus Pai deu para nós o que Ele tinha de melhor, seu filho, para que nunca nos sentíssemos abandonados por esse Deus que vem ao nosso encontro.

 

Nosso propósito para 2025

 

Deus não precisa de migalhas e nem de esmolas para nos amar, porém muitas vezes é só o que temos para oferecer, fazemos algo de bom apenas para ficarmos com a consciência tranquila e achamos que está tudo bem, onde na verdade devemos dar o que temos de melhor. O que é que você tem de melhor para oferecer a Deus e para os outros? Este é um bom propósito para 2025.

 

Não nos contentemos em dar somente o que temos de sobra, devemos nos sacrificar por Jesus deixando, por exemplo, de fazer aquilo que desagrada ao seu coração. Esse é o desejo de Deus para cada um de nós.  

Saiba como registrar música

Artigo baseado na homilia de
Padre Rodrigo Custódio Andrade Ramos
Diocese de Campo Limpo
São Paulo – SP

Posts relacionados

nascimento-de-Jesus-Cristo

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – 2024